Home Wordpress Como configurar os links permanentes no WordPress

0 203

Vários blogs que acesso construídos no wordpress utilizam a estrutura de links permanentes padrão do WordPress. Os blogueiros mais experientes sabem que esse tipo de estrutura gera urls que não são “amigáveis” para os mecanismos de busca, o que pode ocasionar uma perda considerável de visitas originadas a partir desses buscadores, ou seja, o trabalho de SEO jogado fora.

Como muitos não sabem como modificar o formato dos links permanentes resolvi escrever esse artigo. Vamos aos passos então. Primeiro acesse a área administrativa do wordpress em www.seublog.com.br/wp-admin, onde o que está em negrito deve ser substituído pelo seu domínio. Entre na aba de configurações e procure por links permanentes.

Abrindo esse menu você verá que seus links estão configurados para padrão. Vamos mudá-los para mostrar www.seublog.com.br/categoria/nome-do-artigo, o que deixará sua url mais simples para o leitor e também para os mecanismos de busca.

links permanentes no wordpress

Selecione Custom Struture (Estrutura Personalizada) e preencha a caixa com o seguinte texto /%category%/%postname%, tudo junto. Clique em Salvar Alterações. Agora precisamos criar um arquivo .htaccess para que os artigos possam aparecer no blog, ou quando os artigos forem abertos aparecerá uma página de erro. Vamos lá então. Role a página até embaixo e você verá um texto como esse abaixo na imagem.

links permanentes no wordpress

Abra o notepad (bloco de notas) e copie todo esse texto e cole nele. Agora clique em salvar como e de o nome de .htaccess para esse arquivo, mude a propriedade Salvar como tipo, para todos os arquivos. Importante, esse arquivo não pode ser salvo como .txt, ou não funcionará.

Agora abra seu cliente de ftp e envie esse arquivo para a pasta onde se encontra instalado seu blog. Essa estrutura pode mudar dependendo do host em que está hospedado. Após fazer o upload do arquivo, clique sobre ele com o botão direito e nas permissões de arquivos coloque 777, ou seja, ele poderá ser lido, executado e gravado por todos. Isso é necessário para que a sua nova estrutura de url funcione.

Agora retorne ao menu links permanentes e peça para Salvar. Teste a nova estrutura visitando seu blog e acessando alguns artigos. Se estiver abrindo é por que tudo foi feito conforme o escrito aqui.

Se você já possui um blog em wordpress há algum tempo, não é o correto fazer a mudança, pois você perderá pagerank e indexação, então o melhor é ler o artigo do Alan no Análise Blogueira Permalinks WordPress: Alterando sem perder SEO ou Pagerank.

SEM COMENTÁRIOS

Leave a Reply