Home Wordpress Platinum SEO

0 179

O Plugin Platinum SEO desenvolvido por Techblissonline é uma excelente solução para controlar alguns aspectos de SEO em seu blog WordPress. De certa forma, o PLatinum SEO é uma alternativa ao All SEO in One Pack que teve suas atualizações descontinuadas. Bom, continuando ou não com o All SEO in One Pack, o fato é que o Platinum SEO adiciona muito mais features do que seu antecessor. Este é o primeiro ponto interessante. Você ganha mais usabilidade. O segundo ponto é que ele importa automaticamente todas as informações do All SEO in One Pack, ou seja, você não terá de alterar nada que tenha sido feito.
Platinum SEO
Aqui estão algumas características e possibilidades de uso do Platinum SEO (entre parênteses estão onde alterá-las):

  • Inserir um título, descrição e meta keywords para a página inicial (admin)
    Através da administração, você pode inserir novos valores à estes campos
  • Otimizar os títulos de páginas e posts (admin)
    Permite escolher o formato do título nas mais diversas páginas geradas pelo WordPress. O ponto que julgo mais interessante aqui é retirar o título do blog dos posts a fim de só deixar as keywords relevantes. Isso, é claro, se seu blog não é uma referência no assunto. Neste caso, ter o nome associado ao título pode ser uma boa coisa.

    • %blog_title% – O título do blog
    • %blog_description% – A descrição do blog
    • %post_title% – O título do post
    • %category_title% – O título da cateoria principal do post
  • Transformar as categorias em meta Keywords
    As categorias de seu post é adicionada automaticamente à meta tag keywords
  • Gerar as meta tags relevantes para SEO (admin)
    Insere automaticamente a meta tag robots aparecerá no seu site com os valores index (noindex), follow (nofollow), noydir e noodp.
  • Evitar conteúdo duplicado (admin)
    Há a possibilidade de inserir as tags noindex e nofollow nas páginas de arquivos do WordPress tais como categorias, tags, feeds, arquivos baseados em datas, arquivos baseados no autor, sub páginas e páginas de resultados. É interessante, ao menos acionar a tag noindex nestas págians geradas pelo WordPress a fim de que os mecanismos de busca não indexem seus conteúdos mais de uma vez, fazendo com que eles percam relevância. A tag nofollow apenas dirá que ao bot qu enão é para seguir o link e, junto a isso, não passar PageRank.
  • Alterar os títulos dos posts (post/page)
    Útil para quem quer alterar a metatag <title> antes do body a fim de que mecanismos de busca a vejam como o título da página, mas que, no corpo de seu blog, outro texto apareça. É claro, não tente enganar os mecanismos de busca oferecendo um título diferente do conteúdo (observe o título do post e o que aparece em seu navegador!).
  • Insira uma Meta description e meta keywords (post/page)
    Essa função já é existente no WordPress através do campo Custom Fields, entretanto, ficou muito mais fácil com este plugin
  • Adicionar as meta tags independetes para cada post (post/page)
    Se a função descrita anteriormente dizia respeito as páginas de categorias, tags etc, esta função está embutida nas páginas e posts no momento de redigí-los. Assim se você escreveu algum post que não quer que seja indexado ou mesmo quer atribuir nofollow à todos os links deste post, altere as configurações no próprio post. As metatags disponíveis são: index (noindex), follow (nofollow), noarchive e nosnippet. Para quem não conhece, noarchive desabilita o cahce dos mecanismos de busca para a página/post em questão e a tag nosnippet não permite que uma descrição seja exibida abaixo do título nas págians de pesquisa. (As duas primeiras tags são populares e já foram explicadas acima)
  • Alterar os permalinks sem perder PageRank (automático)
    Esta é uma função útil, pois permite que um redirecionamento 301 seja feito se você altera a estrutura de permalinks na administração de seu blog. Embora interessante, ainda prefiro não alterá-las
  • Criar um log de eventos
    Útil para saber quais alterações foram feitas e descobrir possíveis problemas.

O procedimento de instalação para o Platinum SEO é o padrão:

  1. Faça download do Platinum SEO no repositório oficial de plugins do WordPress;
  2. Descompacte-o e suba para o diretório de plugins (/wp-content/plugins/);
  3. Ative-o na aba plugins
  4. Vá até a aba OptionsPlatinum SEO para configurar o plugin.

SEM COMENTÁRIOS

Leave a Reply